Medo nas Vendas: Como superar
Não importa se você está no setor de vendas há 20 anos ou há 20 minutos, o medo faz parte da carreira de quase todos os profissionais. A única diferença é que os bons vendedores desenvolvem estratégias para superar seus medos.
O fato é que, se você está tentando superar seu medo, não está sozinho. Saber disso te trará força quando precisar.
01 Perceba que você não está sozinho
Acreditar que você é o único no setor das vendas, ou mesmo em sua equipe, que está lidando com esse medo, é o mesmo que acreditar que você é o único que precisa de oxigênio. Todos neste setor têm diferentes graus de medo associados ao trabalho. Para alguns, seus medos giram em torno de não alcançarem suas metas. Para outros, seus medos podem ser o modo que são tratados pelos clientes. Outros podem estar tentando superar o medo de fazer apresentações na frente das pessoas.
02 Seja honesto com o seu medo
Os psicólogos dirão que o primeiro passo para superar um desafio é aceitar que o desafio existe. Negar que você tem medo do seu trabalho nas vendas é uma ótima maneira de garantir que você nunca supere o medo ou crie um longo atraso em dominar esse medo.
Ser honesto com os seus clientes é um elemento-chave para o sucesso a longo prazo das vendas e ser honesto consigo mesmo é um elemento-chave da auto-realização a longo prazo.
Admitir que você tem medo requer colocar seu ego em segundo plano. Ser honesto sobre o fato de que você tem medos pode revelar a você como superar eles.
03 Escolha um medo
Há uma coisa engraçada sobre os medos: eles geralmente parecem muito maiores do que são. A maioria de nós tende a inflar excessivamente nossos medos ao ponto de acharmos que nunca podemos superá-los.
Se você separar seus medos, provavelmente começará a perceber que seu medo, que em algum momento pareceu intenso demais para superar, mas na verdade é muito menor do que você imaginava.
Muitas vezes, o seu “medo base” tem uma série de “medos associados” que existem em sua mente apenas por causa do “medo básico”. Esses medos associados foram criados ao longo do tempo e geralmente servem para justificar seu medo básico para si mesmo. Se você começar a dar uma olhada honesta nesses medos associados, provavelmente começará a sentir que eles não são áreas de medo para você.
Retire o suficiente desses medos associados e o medo básico não parecerá mais tão intimidador.
04 faça o que lhe causa medo
Esta técnica é baseado em uma verdade fundamental: quando você faz algo que tem medo
de fazer, você prova a si mesmo que pode superar algo e que seu medo é, muito provavelmente, uma coisa totalmente da sua mente.
Os dois medos mais comumente enfrentados nas vendas são o medo da rejeição e o medo de falar em público. Nas vendas, a rejeição é muito rara. Você pode questionar esta declaração, considerando que muitos ciclos de vendas terminam em uma venda perdida. Para muitos, não fechar à venda significa rejeição. A verdade é que perder uma venda significa que o cliente escolheu uma solução diferente, mas perder uma venda não significa que ela não escolheu você. Além disso, não conseguir um compromisso, uma venda, uma indicação ou mesmo uma promoção, raramente significa que você foi rejeitado: significa apenas que você não foi escolhido. A diferença é tremenda.
Quanto a falar em público, existem centenas de recursos para ajudá-lo a superar seu medo. A melhor abordagem é adotar a técnica “baby step”. Significa deliberadamente se colocar em uma situação em que você sabe que terá que falar na frente dos outros. No entanto, você configura suas apresentações com públicos que crescem lentamente. Comece com 2 ou 3 e, quando se sentir confortável, expanda seu público para 5 ou 6. Em pouco tempo, você se sentirá à vontade diante de um auditório cheio de clientes que nunca o rejeitarão!