Oferta de Valor: Conceito essencial para desenvolvimento e sucesso das suas vendas
Oferta de valor é um elemento de marketing que faz com que seus clientes reflitam e assim determinem se o seu produto tem de fato valor ao que você oferece. Etapa primordial do Business Model Canvas, famosa ferramenta de planejamento estratégico.
Merece testes exaustivos até você acertar e se conseguir terá um diferencial competitivo para seu negócio.
O que a oferta de valor gera?
A oferta de valor é o que determina se as pessoas vão ler mais sobre o seu produto ou irão clicar no botão para sair de seu site. Apesar de ser um conceito fundamental para o sucesso de qualquer negócio, muitos empreendedores não utilizam essa ideia ou não sabem exatamente como aplicá-la no dia a dia, o que acaba refletindo na perda de oportunidades.
Ela é responsável por relacionar os destaques de um negócio, posicionando-o para seus consumidores com o objetivo de reforçar a sua capacidade em resolver os problemas que eles têm.
Tudo isso é mostrado em um conteúdo objetivo, transparente e criativo.
Com o avanço da era digital essa oferta tende a cada dia aumentar mais a relevâncias das empresas.
Ao visitar um site o consumidor busca entender como aquele negócio pode ajudá-lo.
Neste instante que a oferta de valor é o recurso que pode conquistar a continuidade ou abandono do usuário
O que deve constar na oferta?
Título: Ele tem o dever de transmitir um resumo mínimo de seu conteúdo e despertar a curiosidade do leitor.
Subtítulo: Título complementar, serve como um desdobramento.
Bullet points: Pontos importantes. O que a oferta tem de alternativas para o consumidor, algo que seja de interesse dos seus clientes.
Recursos visuais: Ter imagens que transmitem a mensagem que você deseja passar e que tenham relação ao assunto. Procure não poluir a imagem com muitas informações, isso costuma causar um certo desconforto.
Dicas:
Investigue quem você deseja acertar
O que seus clientes estão em busca nos dias atuais, para quais pessoas seu produtos estará destinado?
Crie uma persona para seu produto
Persona é o cliente ideal para determinado produto ou serviço. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e interesses dos clientes, como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia a criação de conteúdo e de marketing digital.
Estude seus concorrentes
Veja como seus concorrentes estão atuando hoje, quais seus planos, preços e diferenciais que ele está praticando no mercado hoje.
Veja o principal benefício do seu produto
Qual a vantagem do seu cliente escolher o seu produto?
Ex.: Frete grátis, atendimento ao cliente rápido, programas de fidelização, empacotamento que garante a segurança do produto dentre outros.
Feito isso, você deve ver se o que foi preparado acima está de acordo com as seguintes frases:
- Que produto sua empresa vende?
- Qual é o benefício que a sua empresa oferece?
- Qual é o seu público-alvo?
- O que torna a sua oferta original e diferente?
Lembre-se:
A proposta deve ser simples, deve estar falando a mesma linguagem do seu cliente para que ele tenha fácil entendimento da mensagem que você deseja passar. Algo que possa ser interpretado em cerca de 7 segundos.
As ofertas também não devem ter palavras pesadas e comprometedoras, algo que logo o seu produto não tem como oferecer. Sem muitos exageros também, palavras como ‘nunca feito antes’, ‘a melhor escolha que você irá fazer’.
Exemplos de oferta de valor:
- Desempenho
- Novidade.
- Personalização.
- Design.
06 C’s da sua proposta
Cuidado: Tenha controle das suas emoções, passe o sentimento ao seu cliente, demonstrando que você se importa com ele.
Concisa: Seja breve na sua oferta.
Clara: Não use linguagem muito formal ou que seja de difícil leitura.
Correspondência: Faça com que seu cliente tenha um ar de identificação com o que você está ofertando.
Confiante: Tenha confiança do que está oferecendo, mas não seja rude ou arrogante.
Conversacional: Pessoas se conectam com outras pessoas e não textos.
É possível variar e descontrair um pouco usando o humor na elaboração das propostas e também quebrar alguns padrões para que não seja algo igual a o que hoje já existe.
Onde posicionar a proposta: A proposta deve estar acessível e de fácil visualização para que seja encontrada facilmente. Outro ponto que faz diferença é a apresentação, use um design interessante e uma boa estruturação das informações e também imagens de boa qualidade, isso faz com que aumentem as chances de engajamento.